Algoritmo ajuda pessoas que podem perder imóveis para leilão
Por Lauro Lam, editado por Karol Albuquerque 06/05/2022 13h08, atualizada em 06/05/2022 13h37
Notícia retirada do site Olhar Digital
A lentidão do Judiciário brasileiro muitas vezes pega proprietários de imóveis de surpresa quando o assunto é dívida. Em casos extremos, há propriedades que já estão em processo de leilão, deixando os donos desesperados atrás de soluções.
Para amenizar essa dor, foi criada a startup Vivy, que utiliza a tecnologia de algoritmos para identificar os imóveis que estão em situações de pendências, emitindo alertas aos proprietários devedores antes do imóvel ir a leilão, oferecendo soluções viáveis.
A startup também compra imóveis com pendências jurídicas ou financeiras e faz propostas de pagamento à vista, em um processo rápido e seguro.
“O algoritmo da Vivy funciona como um binóculo de visão noturna. Ao encontrarmos, por exemplo, proprietários de imóveis que estão prestes a passar pelo leilão, oferecemos soluções para resolução do problema, em especial com apoio financeiro. Sempre preservamos a advogada ou o advogado da causa, que também se beneficia à medida que uma solução mais ágil implica honorários de sucesso recebidos mais rapidamente”, explica Claudio Maurício Freddo, advogado e um dos fundadores da startup.
Otimização do tempo
Os imóveis em inventário ou com outras pendências jurídicas correspondem a 35% dos existentes no Brasil. Com as soluções da Vivy, as questões jurídicas têm sido solucionadas em apenas quatro meses, deixando para trás a média de longos quatro anos que eram necessários para tais demandas.
Entre os principais problemas, estão imóveis com disputas judiciais, seja por herança (11,26%), divórcio (6,95%), audiências públicas (0,64%) e dívidas (6,23%), entre outros.
Solução 100% digital
Essa agilidade só foi possível graças às inovações digitais criadas pela Vivy, com foco na resolução das complicações jurídicas e financeiras dos proprietários. Os negócios vão desde a compra e venda de imóveis até o empréstimo, que permite o adiantamento de recursos financeiros aos proprietários.
A empresa é a primeira a utilizar um algoritmo capaz de encontrar esses imóveis em situação de estresse diretamente nos bancos de dados dos servidores judiciários e, assim, chegar ao proprietário devedor antes do imóvel ir a leilão – e já oferecendo soluções. O time de especialistas da Vivy cuida de toda a papelada, gerencia o imóvel e auxilia na negociação até a entrega da documentação, solucionando, de forma on-line, qualquer burocracia.
A startup foi criada em 2019 e já recebeu investimentos do Columbia Alumni Angels e teve a participação de especialistas do Columbia Ventures, que reúne ex-alunos da Columbia University no Brasil, envolvidos no mercado de investimento em startups e negócios similares. Apesar de só atuar em São Paulo, há planos de expansão para outros estados.
“Mesmo com uma operação lucrativa, o apoio do Columbia Alumni Angels representa muito para a Vivy. Esse aporte mostra que a nossa solução tem futuro e, assim, seguimos ainda mais confiantes com nossos planos de expansão”, finaliza Freddo.