Dia da Mulher | Conquistas e desafios das corretoras de imóveis

De acordo com a pesquisa mais recente realizada pelo Sistema COFECI-CRECI (Conselho Federal dos Corretores de Imóveis), o número de corretoras de imóveis no Brasil cresceu 144% nos últimos 10 anos. Dos profissionais legalmente registrados no setor, cerca de 30% são mulheres. Os dados são de 2003 a 2013.

As mulheres puderam passar a exercer a profissão de corretor de imóveis somente a partir de março de 1958. A mudança ocorreu com a alteração do artigo 37 do Código Comercial Brasileiro, por decisão da Justiça.

 

Somente a partir de 1958 a mulheres puderam passar a exercer legalmente a profissão de corretoras de imóveis

Segundo especialistas, características femininas que favorecem hoje o sucesso de mulheres num mercado tão competitivo e ainda muito masculino são a maior abertura delas a formações e cursos profissionalizantes, bem como às novas tecnologias do mercado. As mulheres, em geral, também têm maior facilidade e sensibilidade para negociações e resoluções de conflitos.

Mas os desafios ainda são muitos, em geral, os mesmos que a maioria das mulheres enfrenta na vida pessoal e profissional. Ter que lidar com preconceito e com homens que duvidam da sua capacidade profissional ou conciliar trabalho com as demandas de cuidados com a casa e com a família (que em geral ainda exigem muito mais das mulheres) são alguns deles.

Segundo uma matéria do Blog Loft, a Impulso Beta, que é uma organização focada em oferecer soluções para a equidade de gênero dentro das empresas, explica que há muitos estereótipos de gênero, que são ligados às expectativas comportamentais e exigências que a sociedade tem para mulheres. Os mais comuns nas empresas são: 

Barra mais alta: visível principalmente quando se trata de reconhecimento e promoções; enquanto homens são reconhecidos e/ou promovidos por mostrarem potencial, as mulheres conseguem o mesmo somente quando já comprovaram seu valor
Corda bamba: é o julgamento constante do comportamento da mulher no ambiente de trabalho, que é chamada de “mandona” ao ser firme e direta ou “boazinha” ao ser colaborativa e gentil

Cabo de guerra de gênero: quando se enxerga o ambiente profissional como um lugar de espaço e crescimento limitados, as mulheres entram em disputa entre si e temem as conquistas umas das outras, dentro da crença de que uma vaga ocupada é uma vaga a menos dentre as poucas que existem para elas

Barreira da maternidade: em uma entrevista de emprego, raramente se pergunta para um homem (com ou sem filhos) sobre os planos ou desafios de manter uma família e trabalhar ao mesmo tempo. Para mulheres, essa pergunta é constante – reforçando uma visão de incompatibilidade entre ter ou querer filhos e ter alta performance no trabalho

Listamos aqui algumas dicas para ajudar a ter mais sucesso atuando na profissão de corretora de imóveis:

  1. Mantenha seu registro profissional no CRECI em dia
  2. Invista na sua formação profissional. O curso de Técnico de Transações Imobiliárias é fundamental, mas é importante manter-se sempre atualizada sobre as novidades do mercado, técnicas de negociação, vendas, alterações legais e contábeis e tendências do mercado.
  3. Acompanhe as novas tecnologias, elas podem organizar melhor e agilizar suas tarefas, ajudar numa melhor comunicação com seus clientes e parceiros, além de trazer novas oportunidades.
  4. Dê atenção à construção de um bom networking. As redes sociais podem ser suas aliadas, contribuindo não só para criar uma boa imagem profissional, que transmita confiança e competência, como auxiliando na criação de novos contatos e indicações – especialmente nesse momento em que o eventos presenciais seguem restritos devido à pandemia de Covid-19.
  5. Procure incluir na sua rotina atividades que te ajudem a manter-se motivada e proativa. O mercado imobiliário pode oferecer muitos “nãos” aos corretores e corretoras, então é importante entender quais fatores dependem de você e quais não, em cada negócio. É importante sempre fazer uma avaliação autocrítica, mas também é necessário perceber quando estiver precisando recuperar sua confiança e motivação diante das adversidades do dia a dia.
  6. Planeje e empreenda sua carreira. Imponha respeito, sempre. Você pode e merece ter sucesso!